Debate sobre plano decenal terá participação por email ou 0800Assembléia Legislativa de Minas GeraisDurante o Debate Público Plano Decenal: Metas e Ações Estratégicas para a Educação de Minas Gerais, nesta sexta-feira (13/3/09), de 9 horas às 18 horas, no Plenário, estarão disponíveis canais diretos para que a população participe das discussões. Os interessados poderão encaminhar mensagens com perguntas, questionamentos ou esclarecimentos em relação aos assuntos debatidos através de dois meios que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai disponibilizar no dia do evento: pelo telefone 0800-0310888 ou pelo e-mail
debate.educacao@almg.gov.br.
O debate será transmitido ao vivo pela TV Assembleia, que agora pode também ser assistida pela internet, no site
http://www.almg.gov.br/, link TV Assembleia on line. A emissora pode ainda ser sintonizada pelo sistema a cabo para a Capital e algumas cidades no interior; e pelo sistema aberto (canal UHF) em mais de 200 municípios do Estado. Além da transmissão ao vivo, haverá reprises nos dias 28/3, às 8h30; 29/3, às 8 horas; 18/4, às 8h30; e 19/4, às 8 horas. Nesses dias, porém, não estarão disponíveis os serviços de e-mail e 0800.
Fórum - Realizado pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática, o debate é uma das etapas preparatórias do Fórum Técnico Plano Decenal de Educação em Minas Gerais: Desafios da Política Educacional, agendado para o período de 13 a 15 de maio, em Belo Horizonte. Promovido pela ALMG, a requerimentos do deputado Carlin Moura (PCdoB) e da ex-deputada Elisa Costa (PT), o fórum terá ainda etapas de interiorização nos municípios de Araçuaí (26/3), Montes Claros (31/3), Governador Valadares (3/4) e Paracatu (7/4). As entidades e movimentos sociais que participam da organização do evento devem realizar outras quatro etapas no interior.
O objetivo desses eventos é colher sugestões da sociedade sobre o Projeto de Lei (PL) 2.215/08, do governador, que trata do plano, prevendo metas e ações estratégicas para a política educacional de Minas nos próximos dez anos. As 11 áreas abordadas no projeto são Educação Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio; Educação Superior; Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial; Educação Tecnológica e Formação Profissional; Educação Indígena, de Escolas Rurais e Quilombolas; Formação e Valorização dos Profissionais da Educação; Financiamento e Gestão; e Diálogo entre as Redes de Ensino e sua Interação. Programação - O Debate Público Plano Decenal: Metas e Ações Estratégicas para a Educação de Minas Gerais será divido em duas partes: às 9 horas, serão debatidos níveis, etapas e modalidades da educação (envolvendo educação infantil, ensino fundamental, médio e superior, educação de jovens e adultos, especial, tecnológica e formação profissional, indígena, de escolas rurais e quilombolas). E às 14 horas, serão abordados a formação e a valorização dos profissionais da educação, o financiamento e gestão e o diálogo entre as redes de ensino e sua interação.
Participam da preparação do debate e do fórum mais de 20 entidades ligadas à educação, envolvendo governo estadual, gestores municipais, estudantes, professores, pais, conselhos de educação, representantes da educação indígena, quilombola e do campo, entre outros. Hot site - Dados sobre o Plano Decenal de Educação de Minas Gerais já estão disponíveis na página da Assembleia na internet, no hotsite criado sobre o tema. A programação do debate, detalhes sobre o plano, suas diretrizes e metas; tramitação do PL 2.215/08; legislação estadual e federal sobre o assunto; e estatísticas da educação em Minas podem ser acompanhados pelo hotsite.
Nota"O Plano Decenal de Educação Mineiro deve estabeler previsões sobre a inclusão do ensino da música nos estabelecimentos de ensino", comenta Paloma Goulart - advogada, consultora e pesquisadora de Direitos Autorais e Terceiro Setor. " A Lei Federal nº 11.769 de 18 de agosto de 2008, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio da Silva, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelecendo o prazo de três anos para que as escolas brasileiras implementem o ensino de música para crianças e jovens. O atendimento que será feito pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, no próximo dia 13 de março, oportuniza aos artistas e demais interessados os pedidos de inclusão de dispositivos sobre o ensino da música no referido Plano Decenal de Educação ", acrescenta a advogada da Rede Catitu Cultural.